quarta-feira, 23 de março de 2011

12 ANOS DE CAMPEONATO DA EUROPA


COM A CONCLUSÃO DO CAMPEONATO DA EUROPA DE 2011, fecha-se um ciclo de 12 anos que foi claramente dominado pela Geórgia e pela Roménia, e em que Portugal excedeu largamente a sua obrigação ao intrometer-se entre aqueles grandes e conseguir arrebatar um título para as nossas cores.

Claro está que todos nós gostaríamos de mais, de mais vitórias, de mais sucessos, mas a verdade é que ainda estamos longe de alcançar não apenas romenos e georgianos, mas também russos, que cada dia mais investem na modalidade e numa política concertada de influência junto das entidades que dirigem o rugby europeu e mundial.

É por isso que assistimos de forma sistemática à entrega à Rússia, à Roménia e à Geórgia, da organização de provas internacionais que acabam por ser demonstração clara do poder que esses países cada vez mais vão tendo, seja nas categorias de seniores ou nos escalões de formação, seja no rugby de XV ou seja no rugby de VII.

O actual sistema competitivo europeu foi lançado no ano 2000, e logo nesse ano a Roménia levou o título para casa - ver no final o quadro completo dos vencedores - tendo a Geórgia conseguido a vitória no ano seguinte.

Em 2002 os romenos venceram de novo, e numa tabela bianual organizada exclusivamente para definir o apuramento para o Mundial de 2003, o primeiro lugar foi deles também.

No ano seguinte foi implementado o ciclo bianual para o Campeonato, e Portugal foi o seu primeiro vencedor (2003/04), a que se seguiu a Roménia em 2005/06 e a Geórgia em 2007/08.

Em Dezembro de 2008 a FIRA decide acabar com este ciclo bianual e regressa ao sistema um ano/um campeão, com a Geórgia a manter o domínio em 2009, no que foi substituída pela Roménia em 2010, para voltar a ganhar este ano.

No biénio 2009/2010 foi elaborada uma nova tabela apenas para efeitos de classificação para o Mundial 2011, que terminou com a Geórgia no primeiro lugar, e a partir deste ano será elaborada sistematicamente essa segunda tabela, para efeitos de promoção/despromoção entre as diversas Divisões europeias.

Mas uma coisa é certa - haverá de novo um campeão europeu por cada ano.

Sem carácter oficial, o campeonato da Europa - Taça da Europa das Nações - tem sido associado ao Torneio das 6 Nações, e existe uma tabela para o que se designa normalmente por Torneio das 6 Nações B, e no quadro abaixo pode também ver os seus vencedores.

* - Só com vitórias

Fontes: QAFLAN.NETAI.NET - FIRA FlashInfo nº 96, 100, 111




2 comentários:

  1. No Europeu das Nações 2009/2010 não houve só um vencedor? A Geórgia? Tinha ideia que só este ano é que se voltou a atribuir um vencedor no final de cada ano.
    Cumprimentos, António Freire.

    ResponderEliminar
  2. Caro António,
    Obrigado por levantares a questão, e para esclarecimento completo já inseri no final do texto cópias dos FlashInfo da FIRA onde esse assunto foi abordado.
    Abraço
    Manuel Cabral

    ResponderEliminar